Meditação Guiada

“É um engano pensar que quando alguém está a meditar, este alguém está ocioso. Na verdade, o indivíduo que se põe a meditar não está a fazer nada, como muitos pensam. Ele está sim a travar a mais dura de todas as batalhas, a batalha consigo mesmo.”

Tenzin Gyatso (14º Dalai Lama)

A meditação é geralmente associada a um estado de calma, tranquilidade, leveza e paz interior, o que não deixa de ser verdade apesar de redutor.

Com a prática da meditação é possível promover um equilíbrio quase integral e multidimensional do Ser (físico, mental, emocional, social, energético e espiritual).

Os benefícios psicofísicos são visíveis em todos os campos da vida, desde o pessoal ao laboral ou escolar.

Ao contrário do que se possa pensar a meditação não é um estado mental de vácuo, mas sim uma atitude mental aberta e predisposta a deixar ir e vir os pensamentos, sentimentos e sensações onde apenas testemunha, observa, sem julgamentos.

A meditação sendo “a mais dura de todas as batalhas” é um mergulho dentro de si mesmo, onde vai encarar o seu eu interior, e como tal, feito de maneira errada e pouco consciente pode originar emoções, sentimentos e efeitos psicofísicos menos positivos, nefastos e até mesmo patológicos.

É um processo de despertar profundo que pode originar uma profunda mudança na forma como vê a vida, e como tal, não deve ser praticada de forma leviana.

Alguns benefícios da meditação:

      - Equilibra a pressão arterial e o ritmo cardíaco, diminui a fadiga e o stress que originam inflamações (ex: artrites), doenças cardíacas, asma e doenças de pele como a psoríase;

      - Melhora as funções endócrinas e gastrointestinais e atenua sintomas de diarreia, inchaço, refluxo, azia e prisão de ventre, mesmo em doentes com síndrome do intestino irritável;

      - Melhora o sistema imunitário, principalmente a ação dos anticorpos que atuam em casos de vírus e bactérias;

      - Promove um relaxamento muscular profundo que diminui a dor e ajuda a lidar com doenças crónicas;

      - Melhora a atividade cerebral, principalmente a memória, a atenção, a concentração e o foco;

      - Melhora a cognição, o humor, o autocontrolo e a autodisciplina;

      - Atenua muitíssimo a sintomatologia associada a depressão, ansiedade, raiva, stress, stress pós-traumático e síndrome do pânico, com excelentes resultados em crianças e jovens adolescentes;

      - Melhora a qualidade do sono, auxilia em casos de insónias recorrentes e reduz enxaquecas. Auxilia na produção de melatonina e serotonina;

      - Promove um bem-estar psicológico e um estado emocional mais equilibrado, transformando os pensamentos negativos em pensamentos positivos e construtivos;

      - Aumento de emoções positivas nas tarefas do cotidiano, podendo despertar sentimentos de empatia, bondade e compaixão em relação a si mesmo e aos outros;

      - Potencia a resolução dos problemas da vida que, regra geral, são criados por nós através de uma visão cinzenta da vida.

             A meditação propõe que apenas observe todo o processo que originou o problema sem o julgar e através de um profundo estado de relaxamento e concentração que escute a verdadeira natureza do obstáculo. Obterá a clareza mental necessária para perceber o positivo dentro do negativo, originando a sua dissolução ou resolução.

Público Alvo: Público em geral. Não existem pré-requisitos específicos.

Horário: Segunda Quarta-feira de cada mês - 20:00h às 21:00h

Objectivos: O principal objectivo deste trabalho é promover saúde, auxiliando nos processos de autocura.
 

Material necessário: Roupa confortável, mantinha e um tapete de ginástica ou yoga.​​

Investimento: 6€ Não é necessário inscrição, basta apenas aparecer no horário indicado

Não pretendemos que o valor investido seja o motivo para não experimentar e como tal pedimos que entre em contacto connosco antes de decidir não vir.